• Blog Post 1

Até já Valentina Guebuza

A Revista Mulher Africana perdeu uma amiga: Valentina Guebuza. Aos 36 anos de idade, a empresária moçambicana foi vítima de violência doméstica. Não resistiu aos ferimentos após ter sido atingida por quatro tiros pelo próprio marido no dia 14 de dezembro. Valentina Guebuza era mãe de uma menor de apenas ano e meio. O país ficou em choque pela morte da filha do ex-Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, o empresário que muito cedo confiou a gestão dos negócios da família à Valentina. 

Com um percurso extraordinário enquanto estudante e trabalhadora, Valentina Guebuza era conhecida pela forma arrojada como olhava para a vida, apesar de ser filha de quem era. Quando foi fazer o curso de Engenharia Civil na África do Sul, país que dista duas horas de carro de Moçambique, Valentina não se coibiu de trabalhar para pagar algumas despesas inerentes à escola. Mesmo tendo consciência do sucesso empresarial do pai e sabendo que bastava uma ligação à família, em Maputo, para que o pai a socorresse em caso se necessidade, Valentina Guebzua decidiu trabalhar num restaurante.

No fim da licenciatura, pediu para estagiar numa empresa de Engenharia Civil, de modo a ganhar experiência prática na área de consultoria.

Graças à perspicácia para negócios, muito cedo ganhou confiança da família. Com pouco mais de 25 anos, Valentina Guebuza passou à presidência do Conselho de Administração da Focus 21, a holding da família que congrega diversas empresas.

Era, também, presidente do Conselho de Administração da Startimes, a empresa responsável pela conversão de sinais de televisão, do analógico para o digital.  

A morte de Valentina Guebuza reacendeu o debate sobre a forma violenta como as mulheres são tratadas pelos homens em várias partes do mundo.

No velório, a família do marido pediu desculpas à família Guebuza e reconheceu o acto vergonhoso e revoltante do seu filho. Em resposta, a família de Valentina, que crê nas escrituras sagradas, que dizem haver vida para além da morte, respondeu: "Aqueles  que amam a Deus não temem a morte e é assim que nos consolamos uns aos outros”.

ARTIGOS RELACIONADOS





Angolana eleita vereadora na Áustria

"Agradeço ao presidente do meu partido pela confiança, encorajamento e empenho."

Ler Artigo

Vera Daves entre as 100 mulheres mais influentes de África

Vera Daves é a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra das Finanças em Angola

Ler Artigo