• Blog Post 1

Gil a marca da superação

Hermenegilda Edna Silvestre, nasceu em Luanda. Licenciada em Gestão de empresas, é também uma contabilista sénior, professora de decoração, artes e ofícios. Trabalha com intervenção social. Tem também formação em culinária, doces, geleias e compotas e agricultura.

 

Tudo começa no seio familiar. Instigada pelas alergias dos seus dois filhos, Gilda procurou no mercado produtos 100% naturais, sem conservantes, corantes, lactose e glúten. Produtos esses quase inexistentes e caros.

Foi a pensar nisso que em 2008 decidiu investir na agricultura. Em 2015, confrontada com os desperdícios de legumes, frutas e hortaliças que acontecia em todas as colheitas teve a ideia de transformar os produtos do campo em conservas 100% naturais.

“Muitos produtos se estragam no campo. A falta de experiência levou-me ao Brasil, para um intercâmbio de Agricultura familiar”.

Em 2017 fundou a Marca Gil, que pela sua originalidade e sabor, foi logo distinguida no Brasil, sendo homenageada no Estado do Espírito Santo, pelo Vereador Celso Andreon. Em 2019 foi condecorada pelo presidente de Angola João Manuel Gonçalves Lourenço, com a medalha de Mérito e bravura

Hoje com 57 produtos 100% naturais no mercado, Gilda, está a formar-se para a criação de produtos para pessoas com diabetes, estando já na fase experimental dos mesmos. Mas já arquitecta o próximo passo que é trabalhar com produtos orgânicos e uma linha fitness.

Os ganhos são quase satisfatórios, pois a falta de potes, a dificuldade na aquisição de divisas e nas transferências bancárias, as burocracias, têm dificultado o crescimento e expansão da marca.

“Há muitas barreiras para trabalhar em Angola, não há facilidades no início de qualquer actividade. Por isso temos de ser persistentes e pacientes. Eu sei o quero e onde quero chegar, sei também que vou conseguir consolidar a minha marca a nível nacional e internacional”.

Gilda classifica-se como uma mulher resiliente…

“Esta marca nasceu no pior momento da minha vida. A persistência trouxe-me até aqui. Os 1001 motivos para desistir impulsionaram-me a dar a volta por cima. E só foi possível sair do fundo do poço graças a Deus”.

A nossa guerreira inspira-se no amor imensurável da sua mãe. É uma mulher motivadora, persistente e temente a Deus. Detesta a falsidade nas pessoas, ama a honestidade e pontualidade.

 

Um cheiro…

- A natureza

Um sabor…

 - Morango

Uma lembrança…

- Brasil

Uma lembrança…

- Meu tempos de meninice, quem me dera voltar a ser criança…

Um conselho para as mulheres…

Que sejam tementes a Deus, pois a religião agrega valores. Corram atrás dos seus sonhos, sejam persistentes. A mulher não deve ter medo de caminhar.

 

Bem-haja Gilda Silvestre.

ARTIGOS RELACIONADOS





Angolana concorre a um lugar na Câmara Municipal de Viena

Ângela de Sousa Simões Krainer, cidadã angolana, nacionalizada austríaca, é uma das candidatas que, no próximo dia 11, vai concorrer pelo Partido Social Democrata (SPO), partido no poder.

Ler Artigo

Elisa Borges: a essência da persistência

Elisa Borges é chefe para área de Acção Social dos Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública, em Portugal.

Ler Artigo

Maria Tavares: a voz da expressão

Liderança é um traço muito forte da minha personalidade

Ler Artigo

Josefa Rosário: uma mulher de valor que sempre será lembrada

Josefa foi uma das primeiras mulheres a ingressar na Polícia Nacional de Angola.

Ler Artigo

A guerreira do arco-íris

Dumilda é uma jovem que tem o privilégio de deixar que as suas características sejam expressas por outras pessoas.

Ler Artigo

“E se fosse comigo?”, questiona Sinara Neiva de Almeida

Já passei muitas dificuldades na minha vida, fui até o fundo do poço, mas nunca desisti.

Ler Artigo