• Blog Post 1

“Mulher africana tem em seu DNA a incontornável característica de guerreira nata” - Letícia Alfredo

Vencer esta pandemia é acreditar que vamos poder realizar um dia.

Não é perdedor aquele que escolhe mudar o rumo, mas sim, quem fica parado esperando que os obstáculos se desviem. Mulher africana tem em seu DNA esta incontornável característica de guerreira nata.

Letícia Kaluve Nanguaia Alfredo é uma mulher de 44 anos, natural do Lubango, província da Huíla. Trabalha como gestora administrativa.

Modesta de personalidade, procura ser leal para com a sociedade…, e consigo mesma.

A sinceridade, honestidade e empatia fazem parte do leque de virtude desta mulher batalhadora que procura praticar sempre algo de bom que possa contribuir e engrandecer os valores da sociedade. E como defeito tem a persistência.

Mentora do projecto social “Hope” com finalidades filantrópicas, projecto que se encontra parado por causa do início da pandemia.

- Este projecto está associado a área social da empresa que é gerida por mim, com finalidade de ajudar as famílias mais carenciadas com roupas e calçados, potenciar mães e os jovens com pequenas formações na área de gestão financeira, a fim de os capacitar a autossustentação. E para que isto aconteça, contamos também com a ajuda de amigos benfeitores que têm sido parceiros nesta empreitada.

Letícia é pioneira no fabrico de cosméticos.

- Essa é uma paixão antiga, que vem desde 2007, sempre comercializei cosméticos como hobby… Hoje, decidi dedicar-me por conta própria. Apesar de a situação do nosso país ainda ser incerta, pois vivemos num momento de insegurança.

Mas como diz o velho ditado: “não se vê um bom marinheiro em mar calmo…” Este é um momento de reflexão a todos os níveis da nossa sociedade, desde o académico, passando pela saúde até o económico. Este momento serve para avaliarmos o que realmente nos falta, se somos ou não capacitados para as últimas funções para o desenvolvimento de Angola. A fórmula para aguentarmos esta tempestade é ter, acima de tudo, muita calma e não temer a nada. Que vivamos um dia de cada vez, mas sempre com esperança de que tudo vai acabar bem.

Para as mulheres e a sociedade em geral, é necessário que tenhamos muita perseverança e gratidão a Deus, tanto nos momentos bons como nos maus. Ser honestas e naturais acima de tudo.

Letícia classifica a mulher Huilana como uma mulher:

- Batalhadora e guerreira, apesar de faltar um pouco mais de ousadia e inovação. Às vezes, podemos desejar algo e não chegar a ser concretizado… Lubango está a mudar, tornando-se num verdadeiro jardim de Angola, com flores lindas a desabrocharem, com o esforço do nosso Executivo, que saibamos valorizar o que está a ser feito na nossa cidade, que saibamos preservar e acompanhar essas mudanças.

É inspirada na emancipação sustentada pela igualdade de género, na busca pelo autossustento que quebra todos os grilhões, tornando-a numa mulher independente. Ela adora a música intitulada “Saudades”, dos Calemas, pois, sente saudade do braço apertado e solidário (proibido por causa da pandemia). 

- A mensagem que deixo a todas as mulheres é que neste momento de crise, em que tudo parece tão incerto, o medo aflige-nos.

No passado não podemos estar, mas podemos viajar, apenas na memória e resgatar as coisas boas que lá ficaram… O nosso futuro só a Deus pertence, coloquemos a nossa esperança n´Ele e os nossos sonhos também. Vencer esta pandemia é acreditar que vamos poder realizar um dia.

 

Por Catarina Fortunato (Mãe dos Setinhos)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS





Angolana concorre a um lugar na Câmara Municipal de Viena

Ângela de Sousa Simões Krainer, cidadã angolana, nacionalizada austríaca, é uma das candidatas que, no próximo dia 11, vai concorrer pelo Partido Social Democrata (SPO), partido no poder.

Ler Artigo

Elisa Borges: a essência da persistência

Elisa Borges é chefe para área de Acção Social dos Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública, em Portugal.

Ler Artigo

Maria Tavares: a voz da expressão

Liderança é um traço muito forte da minha personalidade

Ler Artigo

Josefa Rosário: uma mulher de valor que sempre será lembrada

Josefa foi uma das primeiras mulheres a ingressar na Polícia Nacional de Angola.

Ler Artigo

A guerreira do arco-íris

Dumilda é uma jovem que tem o privilégio de deixar que as suas características sejam expressas por outras pessoas.

Ler Artigo

“E se fosse comigo?”, questiona Sinara Neiva de Almeida

Já passei muitas dificuldades na minha vida, fui até o fundo do poço, mas nunca desisti.

Ler Artigo