• Blog Post 1

Zindzi Mandela: uma mulher que lutou contra o racismo e pela libertação do pai

Zindzi Mandela era embaixadora da África do Sul na Dinamarca.

Aos 59 anos de idade, Zindzi Mandela, filha dos líderes anti-apartheid da África do Sul, Nelson Mandela e Winnie Mandela, era uma heroína e símbolo da luta contra o racismo e pela liberdade de seu pai, era um nome familiar em África e no mundo, que durante a sua carreira conquistou o seu espaço e reconhecimento por determinação.

 

Ela nasceu a 23 de Dezembro de 1960, uma data que testemunhava o começo de uma voz feminina que viria contribuir na luta pela liberdade, até 13 de Julho de 2020, momento da sua morte. A Revista Mulher Africana solidariza-se com o povo sul-africano e a família Mandela pela morte inesperada de Zindzi Mandela, um infortúnio que deixa um grande vazio na política activa de África.

 

A filha de Nelson Mandela destacou-se em 1985, quando o regime do Apartheid tentou negociar com o líder histórico do ANC a liberdade caso denunciasse os crimes praticados pelo Congresso Nacional Africano. Zindzi Mandela leu publicamente a carta do pai rejeitando a proposta num acto político que foi transmitido em todo o mundo.

 

Ela era uma diplomata e poetisa sul-africana. Era embaixadora de seu país na Dinamarca. Zindzi era a irmã mais nova de Zenani Mandela e a terceira das três filhas de Nelson Mandela.

ARTIGOS RELACIONADOS





Angolana eleita vereadora na Áustria

"Agradeço ao presidente do meu partido pela confiança, encorajamento e empenho."

Ler Artigo

Vera Daves entre as 100 mulheres mais influentes de África

Vera Daves é a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra das Finanças em Angola

Ler Artigo

Isa Barão – Oradora da Tertúlia

Testemunhos Aniversário Revista Mulher Africana

Ler Artigo