• Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1
  • Blog Post 1

GALA DOS PRÉMIOS LUSOFONIA 2018

O dia 27 de outubro de 2018 foi um dia muito importante para a lusofonia. Com efeito, realizou-se, no Auditório Ruy de Carvalho (em Oeiras), a segunda edição da Gala Prémios da Lusofonia 2018. Foi um momento vibrante de consagração do ideal lusófono.

O objetivo estratégico da Gala é o de celebrar as mulheres e os homens – tal como as instituições – que trabalham em prol da lusofonia, isto é, em, prol da cidadania de língua portuguesa. Há muito que se impunha destacar, regularmente, aquelas personalidades e instituições que todos os dias trabalham, entregando a sua competência e todo o seu talento a bem da cidadania de língua portuguesa no mundo, a bem da lusofonia.

A Administração da Gala teve como principais intenções estratégicas as seguintes:
- Premiar a qualidade lusófona em áreas como: Música, Teatro, Moda e Estilismo, Associativismo, Comunicação Social, Artes Plásticas, Cinema, Cidadania, Ação Empresarial;
- Premiar a área da Literatura, área tão representativa e simbólica no quadro da lusofonia; pois que sendo a língua portuguesa a razão agregadora da lusofonia, é através da literatura e dos seus autores que ela atinge os seus mais elevados cumes;
- Atribuir o Prémio Carreira a uma personalidade que inteiramente o justificasse;
- De entre os galardoados, premiar personalidades e instituições que representassem todos os países de expressão oficial portuguesa;
- Ter uma intenção integradora, de modo a que, na escolha dos laureados, houvesse paridade entre homens e mulheres.

As personalidades galardoadas na Gala Prémios da Lusofonia 2018 foram as seguintes:
- Música: Tito Paris (Cabo Verde); Teatro: Manuel Coelho (Portugal); Moda e Estilismo: Fátima Lopes (Portugal); Associativismo: Associação Mén Non (S. Tomé e Príncipe); Comunicação Social: Gabriel Niva (Angola); Artes Plásticas: Gabriela Carrascalão (Timor Leste); Cinema: Alberto Araújo (Brasil); Cidadania: Paulo Pisco (Portugal); Ação Empresarial: Maria Assunção Abdula (Moçambique).

Na Literatura, a personalidade galardoada foi a escritora brasileira Nélida Piñon. O Prémio Carreira foi atribuído ao Engº. Domingos Simões Pereira (Guiné Bissau).
A apresentação da Gala esteve a cargo dos excelentes Raquel Flores e Ângelo Torres. Perante um Auditório Ruy de Carvalho completamente cheio houve momentos culturais de grande valia: Guto Pires, Piki Pereira, Kássio, Marley e Powel (duo de dança). Os momentos culturais culminaram com a contagiante prestação da cantora Isaley (acompanhada por Filipe Santo e Fernando Vaz Gonçalves).

A Câmara Municipal de Oeiras apostou na Gala Prémios da Lusofonia. A Administração da Gala muito agradece. A terceira edição será, de novo, em Oeiras!

A Gala Prémios da Lusofonia tem, como Fundadora e Mentora, a Drª. Isabel Leitão. Foi uma grande honra ter partilhado a Administração de um evento de tanta relevância (em intenso espírito de equipa) com um tão ilustre elenco. A já mencionada Mentora, Drª. Isabel Leitão, teve como companhia, para além do signatário deste artigo, notáveis personalidades como o Embaixador Lauro Moreira, o Gestor Hélder de Oliveira e o escritor e jornalista Tony Tcheka.

Para todos os que amam a lusofonia fica uma excelente notícia: a preparação da Gala 2019 (terceira edição) já começou! A Gala Prémios da Lusofonia tornou-se um referencial da cidadania lusófona. A lusofonia merece! 

MÁRIO MÁXIMO
Coordenador da Gala Prémios da Lusofonia

ARTIGOS RELACIONADOS





Mulher africana: o útero da Humanidade

A mulher africana sempre lutou pela preservação dos valores morais, hábitos e costumes.

Ler Artigo

Dia Internacional Nelson Mandela marcado por tragédia

Se estivesse vivo, Nelson Mandela completaria hoje 102 anos

Ler Artigo

"O ENCANTO DA MULHER"

Exposição de Pintura de Larysa Kalinichenko

Ler Artigo