O Cinema Ideal, localizado no Chiado, cumpre 110 anos e reabre em Setembro.
Nasceu em 1904, num edifício do século XIX, e contou com vários nomes ao longo de mais de um século. Chamou-se Salão Ideal, Piolho do Loreto, Cine Camões e Cine Paraíso.
Palco de estreia do ator António Silva, de filmes indianos e pornográficos, reabrirá portas no final do verão pela mão do produtor Pedro Borges, que pretende recuperar o perfil de sala de cinema de bairro, mas com uma programação centrada no cinema independente.
O Salão Ideal apareceu numa altura em que "o espetáculo de cinema não era uma atração autónoma". "Exibiam-se curtas-metragens no meio de outras variedades, de circo. Esta foi a primeira sala a ter o cinema como uma atração por si só", afirmou à agência Lusa a investigadora Maria do Carmo Piçarra.
A jornalista acaba de publicar um livro - "O cinema Ideal e a Casa da Imprensa - 110 anos de filmes" - que traça a história do Cinema Ideal desde 1904 e que recupera o percurso da Casa da Imprensa, proprietária do edifício do cinema, e a ligação desta à exibição e divulgação cinematográfica.
"O Cinema Ideal era um cinema popular, frequentado por pessoas modestas ali do bairro, por ardinas, marinheiros, e foi um marco na exibição de cinema em salões populares", afirmou.
Fonte: Diário de Notícias