• Blog Post 1

Volúpia das Palavras: o desnudar dos tabus pela ousadia das palavras

O ingrediente principal para os meus poemas é o amor que tenho pela arte da escrita.

Volúpia das Palavras é um poemário erótico, lançada a 10 de Setembro último nas plataformas digitais pela Edições Handiman, escrito por um grupo de 13 mulheres angolanas, em representação a algumas províncias de Angola. Entre elas, Jujuba Poetisa, pseudónimo literário de Juliana Pedro, estudante do 1º ano do curso de Gestão de Recursos Humanos e ex correspondente da rádio Ecclesia em Mbanza Kongo.

 

A antologia, da qual Jujuba compôs cerca de três poemas, é composta de 61 paginas repletas de pura ousadia e forte expressão dos mais íntimos dos desejos, esmagando assim a dureza dos tabus culturais que reprimem a expressividade das mulheres, promovendo-as apenas em meros objectos.

 

Ela explica que, tendo em conta que o erotismo é o sexo não explícito, o prazer e arte, a obra chama-se "Volúpia das Palavras" porque o significado de Volúpia é prazer e "das Palavras", pois, a palavra é o elemento inicial do poema em que é entregue a arte poética.

 

“Primeiramente, quero agradecer ao Gonçalves Kizela que confiou cegamente em mim, para convidar as escritoras e recolher os textos. Agradecer também a todas 13 mulheres que decidiram viver essa aventura comigo. Eu, particularmente, tenho alguns projectos, mas vou, aqui, anunciar que a Antologia sairá dentro em breve pela Dimbu Editora”, começou por dizer.

 

“Em particular, sinto-me honrada em participar, finalmente, com a Catarina Fortunato que é uma mulher que eu admiro muito e sempre quis trabalhar com ela”.

 

“O ingrediente principal para os meus poemas é o amor que tenho pela arte da escrita. Como escritora, coloco-me sempre na visão dos meus leitores, porque também sou leitora e queremos sempre ler coisas magníficas. Tenho a certeza que a antologia será bem recebida, porque mundo literário em Angola tem crescido e, com isso, ganhamos leitores em todos os campos da literatura. Foi uma honra participar nessa Antologia feita por mulheres, foi bom conversar e partilhar experiência com elas”, continuou.

 

A antologia Volúpia das palavras está disponível gratuitamente nas plataformas digitais Mediafire e no Drive Google.



Por: Catarina Fortunato

ARTIGOS RELACIONADOS





Livro: “O meu colar de pérolas”

Karen Pacheco é a actual assessora da editora portuguesa Mahatma

Ler Artigo

Exposição de Fotografia na Casa de Angola
«Cenas do quotidiano de um country manager em Angola»

Fotografias da autoria de Luiz Lopes da Silva. que retrata belas paisagens de Luanda.

Ler Artigo