• Blog Post 1

Carlos do Carmo foi distinguido com um Grammy


Carlos do Carmo, nome indissociável do Fado foi distinguido ontem com um Grammy.

A decisão foi tomada por unanimidade pelo Conselho Diretivo da Academia Latina.

A Academia refere que Carlos do Carmo é "um dos maiores fadistas do seu tempo", com o realce devido de Lucília do Carmo, sua mãe e que muito o influenciou na sua carreira, mas também devido às afinidades pessoais do cantor com a canção francesa e a bossa nova que criaram nele "um inequívoco e definitivo estilo que o distingue como uma das mais icónicas vozes da música portiguesa".

A Academia refere, ainda, o papel preponderante do músico na candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade.

Este prémio distingue carreiras de referência no panorama internacional, com contribuições criativas de excecional importância artística, sendo o primeiro artista português a receber tal distinção.

Esta notícia é conhecida num momento em que ainda se celebram os 50 anos de carreira do cantor, comemorados com reedições históricas, concertos, um disco de parceria com fadistas das novas gerações e uma exposição na Cordoaria Nacional, em Lisboa.

 

Este Grammy Lifetime Achivement Award será entregue ao fadista, no MGM de Las Vegas, EUA, no dia 19 de novembro, mês em que vai estrear um documentário biográfico do artista.

Aos 74 anos de idade, Carlos do Carmo chega assim ao ponto mais alto da sua eloquente carreira, com canções que ficarão eternizadas para sempre na história da música portuguesa!

ARTIGOS RELACIONADOS





Angolana eleita vereadora na Áustria

"Agradeço ao presidente do meu partido pela confiança, encorajamento e empenho."

Ler Artigo

Vera Daves entre as 100 mulheres mais influentes de África

Vera Daves é a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra das Finanças em Angola

Ler Artigo